Episódio 070 – Conexão Boston: Os erros de Guedes
Neste episódio da série Conexão Boston, Vernan, Julio e Paulo discutem as políticas defendidas e aplicadas pelo ministro Paulo Guedes.
Todos os episódios estão disponíveis no Spotify, Soundcloud, Google Podcast, YouTube e iTunes. As show notes estão disponíveis em www.tapadamaoinvisivel.com.br.
Visite o site dos nossos parceiros:
Cap Table – www.tapadamaoinvisivel.com.br/cap
Mutual – www.tapadamaoinvisivel.com.br/mutual
Apoie esta iniciativa em https://apoia.se/tapadamaoinvisivel
Vernan Wolf é Formado em Economia pela UFRGS, Mestre em economia pela Clark University, Massachutes/ EUA. Professor de economia/estatística na Bridgewater State University, Massachutes/ EUA. Co-fundador da WA Consulting.
SHOW NOTES
1. Referências:
a. Entrevistas Paulo Guedes
i. Entrevista no Poder em foco
ii. Entrevista em Davos
iii. Entrevista na Globonews
b. Painel em Davos sobre dominância do dólar com participação do Guedes
c. Post do Roberto Rachewsky lido pelo Paulo
Para um capitalista laissez faire radical como eu, Paulo Guedes e Gustavo Franco são um pouco socialistas. Imaginem Armínio Fraga, Pérsio Arida, Elena Landau e todos os que já tiveram sua assinatura impressa em notas de Cruzeiros, Cruzados ou de Reais.
Um liberal radical que defende a separação absoluta entre o governo e a economia jamais assinaria um papel pintado cuja aceitação é imposta por lei através do curso legal forçado.
Tem gente que acha um grande feito privatizar a Casa da Moeda. Grande feito é tornar a a sociedade independente do Banco Central. Até Milton Friedman, pouco antes de morrer, abandonou a ideia do Banco Central independente e passou a defender a privatização da moeda, o fim do curso forçado e a livre competição entre diferentes meios de pagamento.
Dinheiro é meio de troca e deve ter sua expansão limitada por alguma âncora confiável, que mantenha seu poder aquisitivo relativo, podendo ser uma commodity, como o ouro; ou um algoritmo, como o Bitcoin.
Se há algo que viola os direitos individuais, seja o direito à vida, à liberdade e à propriedade, é o controle estatal sobre os meios de pagamento que sob mãos erradas, o que normalmente acontece, transfere renda dos particulares para os privilegiados vinculados de alguma maneira ao setor público, perdulário e coercitivo.
d. Artigo sobre relação entre dívida e PIB brasileiros é publicado em periódico acadêmico
e. Imposto do pecado defendido por Paulo Guedes
f. Entrevista do Armínio Fraga
2. Artigos
a. Aviso ao Ciro Guedes: uma moeda desvalorizada é um ataque direto ao padrão de vida da população
b. O investimento estrangeiro só virá quando a moeda for estável – historicamente, não é o nosso caso
Convidados
Mais podcasts
Economia
EP.388 – Da teoria à crise: Escola Austríaca, com Ubiratan Jorge Iorio
No episódio 388 do Tapa da Mão Invisível, AO VIVO, receberemos o professor Ubiratan Jorge Iorio, doutor em economia e uma das maiores autoridades em Escola Austríaca do Brasil. Ubiratan Iorio será recebido por Paulo Fuchs para falar sobre o contexto histórico, metodologia e popularização da Escola Austríaca no Brasil e no mundo. Pautas do […]
VER EPISÓDIO >
Bitcoin
EP.387 – Cripto e mercados preditivos, com Felipe Sant Ana
No episódio 387, AO VIVO, receberemos Felipe Sant Ana, o-fundador da Paradigma, primeira empresa brasileira de research focada em cripto. Foi autor do livro “Um Café com Satoshi”, primeiro do mundo a ter uma carteira de cripto embutida. Felipe será recebido por Paulo Fuchs para falar sobre Bitcoin, mercados preditivos e muito mais. Pautas do […]
VER EPISÓDIO >
